AUSTRALIA – O Filme

Em breve estarah nos cinemas o filme AUSTRALIA! Acho que  eh um filme que vale a pena, ateh pelas criticas… Por isso decidi colocar a minha critica preferida ateh agora aqui no blog:

“Virou chavão, para muitos saudosistas, dizer que “já não se fazem mais filmes como antigamente”. Para eles, uma boa notícia: sim, ainda se fazem filmes como antigamente. Pelo menos o australiano Baz Luhrmann (de Moulin Rouge – O Amor em Vermelho) acabou de fazer um. Ele se chama Austrália, traz roteiro e estética abertamente retrós e não tem nenhum problema em se assumir como rasgadamente melodramático. A má notícia é que o público (pelo menos o norte-americano) não gostou!  Para apreciar Austrália é preciso vestir a camisa de sua proposta. Trata-se de um épico histórico claramente calcado no estilo cinematográfico histriônico popularizado por …E o Vento Levou, de 1939. Talvez não por acaso, grande parte da ação de Austrália seja ambientada exatamente neste ano. Todos os clichês do gênero estão presentes e isso não é necessariamente um defeito, mas sim uma opção estilística. Sim, o filme é feito para chorar, cheio de histórias de dor, exemplos edificantes de superação, trilha sonora exuberante, gruas, tomadas de helicópteros, intolerância racial, paixões, largas paisagens e uma guerra como pano de fundo. Até o pôster de divulgação parece de filme antigo.
O espectador que não entrar no espírito da época fatalmente tenderá a crucificar Austrália como exagerado e ultrapassado. Mas quem aceitar o jogo de Luhrmann será brindado com um – literalmente – grande filme. Tanto em sua duração (165 minutos) como em sua caprichadíssima produção, meticulosa reconstituição de época e, claro, gigantescas locações, já que a Austrália é um continente famoso pelos seus larguíssimos horizontes.
Quanto ao fato dele soar falso e exagerado em determinados momentos (incluindo algumas tomadas, digamos “virtuais demais”), vale esclarecer que toda a sua história é narrada por um garoto aborígene que se julga dotado de poderes mágicos, ou seja, o ponto de vista do narrador infantil justifica e explica muita coisa.
Ah, sim, a história. Foram necessários custosos e extenuantes nove meses de filmagem (geralmente a média é de dois meses) para Luhrmann contar a saga da Sra. Ashley (Nicole Kidman), uma fina aristocrata inglesa que herda uma gigantesca fazenda falida na Austrália e acaba se envolvendo num mundo totalmente diferente do seu, onde proliferam a corrupção, o roubo de gado e a intolerância. Claro que pelo caminho ela vai se apaixonar por um rude peão boiadeiro (Hugh Jackman) que nem nome tem. Ele é apenas o “capataz”. E por aí vai… Ajuste sua máquina do tempo para 1939 e curta sem culpa de ser melodramático.”

Estrelado por Nicole Kidman, uma das australianas mais famosas do Planeta, jah se tornou um filme “queridinho” por aqui! Queridinho da Australia! Nao percam!!!

 Veja o link aih ao lado… O site tem a opcao em Portugues! Divirtam-se!

australia

4 comentários em “AUSTRALIA – O Filme”

  1. Gente, por favor, estou querendo muito saber o nome da música que é tocada várias vezes no filme, de gaita. Por exemplo, na hora em que Nullah está chegando de barco depois dos bombardeios na ilha e reencontra a Dona Chefa!
    Não sei o porque, mas não consegui em lugar nenhum e aquela música é muito linda…
    Obrigada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s