AFL (Australian Football League).

Ontem foi a final do Pré Campeonato da Liga Australiana de Futebol (AFL), entre Geelong Cats e Collingwood. A temporada vai começar e esse povo é completamente apaixonado pelo “futebol” por aqui… Não confundam com SOCCER, o futebol oficial jogado pelo mundo inteiro! O football, carinhosamente apelidado de “footy” pelos aussies é um pouco diferente do futebol que conhecemos, mas a paixão é semelhante à do brasileiro pelo nosso futebol! Inclusive eles têm propagandas na TV falando dessa paixão… Ontem vi uma que termina com a frase “We just love football”! Vi também, logo que chegamos aqui, uma outra muito engraçada que começava com uma esposa sentada em casa, toda linda, arrumada, sozinha, chorando, com tudo pronto prá um jantar a dois com o marido… Ele chega bem atrasado, vê ela chorando e já começa se desculpando, todo carinhoso: “querida, me perdoe por ter esquecido… como eu sou insensível! Como pude fazer isso com você???? A câmera focaliza a esposa, que começa a sorrir, pensando que o cara estava sinceramente arrependido… Ele continua: “como pude ser tão insensível e esquecer o aniversário??? Me perdoa… ESQUECER O ANIVERSÁRIO DE … ANOS DA LIGA DE ESPORTES …”!!!!! E termina aparecendo uma frase tipo: SOMOS APAIXONADOS POR ESPORTES!!!! Muito boa!

Claro que digo que era muito boa porque não tenho nenhum problema FEMINISTA contra homens apaixonados por esportes! Sei que a maioria das mulheres vê o esporte (ou o futebol) como algo do qual devem lutar sempre CONTRA, como se roubassem seus homens amados delas… Conheço mulheres com mais ciúmes dos esportes do que das outras mulheres!!! Hahaha! Me divirto com isso! Pelo contrário, adoro esportes, especialmente os jogos de futebol! Como brincam minha filha e minhas amigas mais próximas, “ela assiste até pelada entre os com camisa e os sem camisa”!!! Hahaha… Cresci numa casa cheia de homens, sem irmãs… O que esperavam??????? Minhas duas irmãs já eram casadas e me sobraram os irmãos prá brincar, jogar bola, andar de carrinho de rolemã, essas coisas!

Voltando à Liga, senão eu me empolgo e mudo completamente de assunto, as regras são bem estranhas, ainda estou aprendendo… Eles passam a bola com as mãos (como no handball), chutam com os pés, e os gols só podem ser feitos com os pés! Não têm goleiros e as traves são tipo 4 estacas de cada lado muito altas (veja a foto abaixo prá me compreender melhor). As duas laterais são mais baixas e as duas do meio são bem altas… Gol nas do meio valem 6 pontos! Acertar nas duas laterais vale apenas 1 ponto… Ainda não sei direito quando é falta, porque o jogo é de corpo a corpo, bem violento! Não tanto quanto o Rugby, mas muito mais que o nosso futebol tradicional…

Assim como no futebol clássico, as torcidas são bem distintas e apaixonadas pelos times… Quando chegamos aqui, a descrição de um dos times chamou nossa atenção: “é um time das massas… a maior parte dos torcedores são deles! E são apaixonados, choram, gritam, se envolvem, carregam o time! Quem ama, AMA, mas as torcidas adversárias ODEIAM! A cor do time? Preto e branco!” Hahaha! Não deu outra! Qualquer semelhança com o TIMÃO é mera coincidência! Depois vocês podem entrar no site deles; eu coloquei o endereço aí do lado, no meu blogroll. SÃO OS COLLINGWOODS!!!

Mas o melhor atualmente é o time dos Cats, o Geelong! Muito tradicional, patrocinado pela FORD há mais de 80 anos, um dos maiores patrocínios da história do esporte! Também coloquei o link deles no blogroll, prá ninguém me acusar de ser injusta e manipular os leitores a simpatizarem com o Collinwood! Hahaha! Também coloquei o endereço da Liga, pros apaixonados por esporte (que sabem Inglês) conhecerem um pouco mais… vale a pena! Agora é esperar o campeonato chegar, abastecer o armário de petiscos (snacks, por aqui) e tentar uns ingressos prá alguns jogos, já que ir ao estádio na Austrália é um programa super seguro, familiar, sem violência e extremamente disputado! Aqui FAIR PLAY é realidade nos campos e fora deles… Visite o site da AFL!!!

dsc03887

As traves, prá vocês entenderem um pouco melhor os pontos…

 

dsc03830

TELSTRA DOME, aquele que fecha o teto em caso de mau tempo! Lindo!

2 comentários em “AFL (Australian Football League).”

Deixe uma resposta

