Eu Não Estava Dando Calote No Metlink!

DETESTO PAGAR MICOS! Detesto MESMO! Embora eu não seja o que podemos chamar de “pessoa tímida”, também não sou o que podemos chamar de “nem aí prás coisas”… Na maiorira das vezes, prefiro passar despercebida! Faço qualquer coisa prá ficar na minha! Mas acabei chamando a atenção de uma multidão! Tenho certeza de que fiquei super vermelha na hora!

Bem, meu MICO mais recente foi assim… A Lei de Murphy também funciona perfeitamente aqui na Austrália! Sempre que saio no horário, o ônibus está atrasado e tenho que ficar um tempão esperando no ponto. Sempre que estou atrasada, ele passa no horário ou até mais cedo! Incrível como isso funciona! SEMPRE! Dia desses estava eu esperando no ponto e o tal passa MUITO atrasado! Como tinha uma fila de gente esperando, o motorista mandou todo mundo passar sem validar o ticket na máquina. Abre parênteses. Não sei se vocês sabem, mas não existe cobrador por aqui! Os ônibus, trens e trams (bondes) têm catracas eletrônicas e você passa seu cartão nessas catracas cada vez que você usa um dos transportes! Há várias opções de tickets: para apenas duas horas, para o dia inteiro, para dez usos alternados, para o mês inteiro, etc… O meu atual é para dez usos consecutivos, porém, quando você usa na primeira catraca, pode usar em vários transportes ou para qualquer lugar, num período de duas horas! Fecha parentêses.

Com a pressa do motorista em chegar na estação no horário correto, ninguém validou seu ticket. Até aí tudo bem, mas eu nem me lembrei de fazer isso ao chegar na estação prá pegar o trem sentido CITY! Na estação de trem do meu bairro, quando passamos para a área de acesso ao transporte, a entrada é aberta. Você deveria validar o ticket sempre que passa pela entrada, mas a força do hábito faz a gente se esquecer desses detalhes! Apenas passamos pela entrada com o cartão na mão! Que beleza!

Quando desci do trem, na principal estação de Melbourne (Flinders Station), peguei novamente meu cartão, já que prá sair dela é necessário passar pelas catracas eletrônicas novamente! Tentei uma, duas, três, quatro vezes, mas meu cartão não funcionou! Percebi uma pequena fila começando a se formar atrás de mim, porque eu estava saindo pela porta principal da estação, num horário de pico! Estava lotada!

Imediatamente, um funcionário da estação que fica só observando a entrada e saída das catracas, veio em minha direção e eu já gelei! Conferi meu cartão prá ver se ainda tinha crédito e estava ok! Se eu tenho duas horas de um destino a outro, por que raios ele não funcionava? O funcionário pegou meu cartão e ficou observando… Então, quis saber por que eu não tinha validado meu ticket! Antes mesmo de eu tentar responder, ele achou que eu queria usar o transporte SEM gastar meu ticket! O cara ficou furioso!!! Começou a falar alto, que eu deveria ter passado na catraca, que não posso viajar sem pagar, e eu tentando explicar que o motorista do ônibus estava atrasado  e nos mandou passar sem validar, mas ele nem me ouvia! Acredito que na hora minha voz mal saiu, de tanto nervoso! Todo mundo olhando o cara me dando o maior sermão e todo mundo achando que eu estava dando calote na empresa! As pessoas me olhavam com aquela cara de “que vergonha! Tentando viajar de graça”!!!!!

E o pior é que eu não sabia o que fazer, nem como sair dessa! Pensei comigo: pronto! Chegou a hora de eu ser deportada, por ter tentado roubar a empresa de transportes públicos, o Metlink (veja o acesso ao site no blogroll aí do lado direito)! Pensei nas manchetes: “Estrangeira flagrada usurpando bens públicos”! Ou “Brasileira tentando dar jeitinho prá usar transporte na faixa”! Gente, que nervoso! Aí o cara me deixou explicar, mas mesmo assim ele ainda estava bravo e repetia mil vezes que eu não poderia ter vindo SEM validar o tal ticket! Ele teve que pegar meu cartão e passar pela catraca do lado oposto, como se estivesse entrando prá pegar o trem! Me deixou passar e devolveu meu cartão do outro lado! A fila então começou a andar! Nem me lembro da última vez em que pensei com tanta alegria na gíria “a fila anda”! Hahaha! Pois é, a fila por fim ANDOU! Literalmente! E eu sai toda sem graça, desejando encontrar um buraco prá enfiar minha cabeça! Ao longe, ainda pude ouvir o cara resmungando alto alguma coisa sobre VALIDAR O TICKET não sei onde… E senti vontade de sair explicando prá todo mundo que eu NÃO ESTAVA TENTANDO viajar sem pagar…

 

DSC04377

Meu ticket pink, o causador da confusão!!!!

 

Um comentário em “Eu Não Estava Dando Calote No Metlink!”

Deixe uma resposta

