Quem Mudou? O Brasil Ou Eu? Ou Ambos?

Cabe aqui antes de começarmos os casos e as filosofias de botequim, que alguns amigos sempre me avisaram sobre a primeira volta. Muitas pessoas sempre me falavam que eu sentiria tudo mudado: as pessoas, os lugares, alguns relacionamentos, a visão geral de tudo!  Mas hoje, analisando tudo, considero que quem mudou fui eu! As pessoas até continuam iguais, os lugares mais ou menos os mesmos, exceto pelas falências e/ou aberturas de novos estabelecimentos comerciais, a vidinha continua bem parecida…

Claro que senti, sim, o Brasil diferente! Confesso que achei quase TUDO mais caro, roupas, sapatos, comer fora, essas coisas! Como eu estava viajando, tenho uma imagem um pouco diferente de quem mora, de quem vive todo dia fazendo as coisas, enfim, mas como “turista”, estranhei um pouco os preços! Também percebi que a crise que afetou o mundo inteiro ( e ainda afeta alguns países) não foi tão cruel com o Brasil, porque shoppings, restaurantes, lojas, cidades turísticas ( estive em duas!) estavam lotados! Achei que a economia está andando bem… E todo mundo tá empregado, trabalhando, cuidando da sua vida, o que me deixou bem feliz! Minha marca de roupas predileta não é mais a mesma. Achei tudo caríssimo, e feio. Achei o trânsito infernal. Tive a impressão de que todo mundo tem um carro. Não fui à lugar algum, hora alguma, sem enfrentar trânsito, sem ficar parada atrás de uma fila de carros! Progresso? Pode até ser, mas cansa! E a violência? Cada dia pior. Mais e mais notícias chegam de amigos e conhecidos assaltados, lugares que a gente frequentava que foram alvos de sequestradores, ladrões, drogas e tráfico. Muito TRISTE!

Mas, sabem? Sempre respondi às pessoas que me falavam sobre isso, que EU não ia mudar, que MEUS sentimentos não iam mudar, que MINHA visão não ia mudar… E de repente, SURPRESAAAAAAA! A gente muda! Morar num país diferente, com uma cultura diferente, outra língua, outra realidade, é fator de transformação! Meu tempo no Brasil foi como um espelho: pude ME VER, ME SENTIR, ME ANALISAR! E já não sou a mesma!

Pretendo contar algumas das minhas experiências e sensações aqui, em público, então peço que tenham paciência comigo! Meu desejo de dividir vem com o desejo de entender, de elencar, de organizar minhas próprias confusões internas! Ego. Erros. Acertos. Orgulhos. Feridas. Curas. Medos. Sonhos. Novos e velhos. Refeitos e desfeitos! Mas estou satisfeita com tudo que essa viagem está produzindo em mim. Espero que seja bom prá você também. Mas caso não goste, fique à vontade para não ler, ou não concordar! Não sou a dona da verdade! Sou apenas dona de mim mesma. Mais do que nunca.

6 comentários em “Quem Mudou? O Brasil Ou Eu? Ou Ambos?”

    1. Que bom que as marolinhas estão chegando aí…
      Precisamos conversar com URGÊNCIA!
      Quero te contar um monte de coisas…
      Fala a hora, não precisa ser de madrugada prá vc!
      Saudadeeeee!
      Beijos!

  1. Carol,

    Estou aqui hoje muito feliz e muito curioso para continuar lendo suas impressões e os resultados que o ESPELHO de você mesma produziu ao retornar ao Brasil. Apesar das muitas diferenças culturais existentes entre o BRASIL e a AUSTRALIA, temos aqui que destacar que a sua maturidade e experiência adquirida fora naturalmente causa o REFLEXO e IMPRESSÃO do turista.
    Aos leitores vejo que é importante enteder seu POST e seus futuros comentários não serão simplemente o reflexo a interpretação de uma BRASILEIRA, mas sim de uma nova habitante de um PAIS.
    Essa visão no meu enteder agora não será mais a visão do AUSSIE + BRASILEIRO e sim de um novo SER traformada e totalmente preparada para criticar e valorizar o que é bom e ruim dos 02 lados.
    Queremos então que você continue a relatar e expor seus sentimentos e a visão adquirida durante sua rápida e conturbada passagem pela nossa terra.

    1. Ok Douglas…

      Então vou escrevendo e vcs vão lendo, mas de cara, posso garantir que a escolha de viver aqui foi muito acertada em MINHA VIDA!

      Abraços!

  2. Olá Carol, completo 2 anos de Austrália em outubro e estou com passagem comprada p/ novembro, daqui há 3 meses! Vai ser minha primeira volta depois de tantos desafios, choros, alegrias, conquistas…estou ansiosa para ir, mas ao mesmo tempo com medo do que vem pela frente.
    Não tenho grandes expectativas, pois sei que durante a estada lá tudo vai ser tão intenso que só quando a poeira baixar que vou colocar meus sentimentos no lugar. Vamos ver no que vai dar.
    Um grande abraço, seja feliz!

  3. Olá Lourdes!

    Que bom que vai ao Brasil, minha querida!
    Espero que seja um excelente tempo de sua vida e que você mate as saudades das pessoas, das coisas, das comidas, ou o que quer que vc esteja sentindo falta!
    Não permita que minhas impressões afetem SUA VIAGEM ou sua vida! Ter as suas próprias impressões e tirar suas conclusões PESSOAIS é que nos garante verdadeiro e duradouro CRESCIMENTO como pessoa!

    Boa viagem e enjoy it!!

Deixe uma resposta

