Um Dia Para Ser Sempre Lembrado…

Hoje comemoramos por aqui o “Remembrance Day” (também conhecido como “Poppy Day”, “Armistice Day” ou “Veterans Day”), para lembrar o sacrifício dos membros das Forças Armadas e os civis em tempos de guerra, mais especificamente desde a Primeira Guerra Mundial. É observado em 11 de novembro para lembrar o fim da I Guerra, oficialmente encerrada  “às 11 horas do dia 11 do mês 11”, com a assinatura do armistício alemão.

A papoula vermelha (poppy) se tornou um emblema familiar do Remembrance Day devido ao poema “In Flanders Fields“. Estas papoulas floresceram entre alguns dos piores campos de batalha, e a sua brilhante cor vermelha é um símbolo apropriado para o sangue derramado na guerra.

 “Remembrance Day” é a designação para o dia em muitos países da Commonwealth, como o Reino Unido, Austrália e Canadá. Entretanto, o “Armistice Day” é a designação primária utilizada na Nova Zelândia e França. “Poppy Day” é também um termo popular usado, especialmente em Malta e África do Sul. “Veterans Day” é mais usado nos Estados Unidos, mas muitas outras nações aliadas também comemoram o dia .  Ao redor do mundo, as cerimônias são realizadas às 11h, em memoriais de guerra e escolas, em bairros e vilas de todo o país, quando “The Last Post” é tocada por um corneteiro e um silêncio de um minuto é observado. Na Austrália, o “Dia de Relembrar”  é sempre comemorado em 11 de Novembro, embora não seja um feriado público. Nas últimas décadas, porém, o Remembrance Day  foi parcialmente ofuscado pelo  ANZAC Day (25 de Abril) como o Dia Nacional de comemoração da guerra.

A maior comemoração de Melbourne acontece no meu lugar preferido, o “SHRINE OF REMEMBRANCE” (veja o endereço do site no meu BLOGROLL, à direita). Já falei muito desse lugar, onde sinto uma paz incrível, uma vontade enorme de pedir à Deus pelo fim das guerras, sejam elas políticas, econômicas, religiosas ou até mesmo por disputa de ego e poder pessoais. Nesse lugar, somos levados naturalmente à reflexão, à introspecção e análise interna, seja sobre o mundo em que vivemos, ou sobre nosso mundo interior e pessoal. Amo ir até lá prá ficar sozinha, em silêncio comigo mesma, pensar na vida e ter uma vista privilegiada de toda a cidade. Recomendo sempre, prá todos que vêm visitar Melbourne.

Que todos nós tenhamos nosso MINUTO DE SILÊNCIO hoje, clamando pela paz no mundo!

 

Eu no SHRINE (o lugar mais lindo e cheio de paz em Melbourne!)
Poppy, a flor símbolo dos campos de batalha.

2. “Shrine of Remembrance” é uma das 1015 Coisas Para Ver e Fazer na Austrália! Faltam agora 1013.

2 comentários em “Um Dia Para Ser Sempre Lembrado…”

  1. … e para ser homenageado!
    Como lhe disse no facebook, vi que o elenco principal e a autora da série Harry Potter usaram uma flor vermelha na première de Harry Potter e As Relíquias da Morte Parte 1, mas não associei uma coisa à outra imediatamente. Quando fui pesquisar o motivo é que descobri que eles usaram os broches de papoulas vermelhas para homenagear essa data tão importante. Na verdade, a resposta estava na minha cara o tempo todo [porque vi a foto da flor quando você postou aqui], mas só agora tive consciencia da relação.
    É muito importante que pessoas conhecidas usem sua imagem para passar mensagem importantes, e que nós também divulguemos isso, assim como você fez e faz.
    beijos*

    1. Sim, o uso da flor torna a data mais famosa, porque todos perguntam o motivo dela!
      Sempre tento divulgar o que nos enriquece culturalmente ou pode nos ajudar a transmitir e propagar alguma mensagem! A influência do blog é boa prá isso!

      Beijos e obrigada pela visita!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s