Que Mundo Pequeno!

Hoje eu acredito muito nisso. Ele é pequeno mesmo. Se a gente está aqui, vivendo no mesmo momento, a gente pode se encontrar! Talvez hoje eu acredite mais do que antes, já que essa minha experiência de viver longe do meu país tem me propiciado encontros muito interessantes ao redor do Globo. Você já parou para pensar em quantas vezes acontecem coisas que te levam à exclamar: “Nossa! Que mundo pequeno!”?

Uma delas aconteceu em Dubai, quando eu estava em uma das lojas do nosso hotel, comprando alguns “souvenirs” e falando pelos cotovelos! Logo uma brasileira se aproximou e pronto: o papo rolou solto! Estive em Sydney duas vezes e, nas duas, encontrei brasileiro em vários lugares… Aliás, hoje eu tenho uma teoria pessoal: brasileiro e chinês têm em tudo quanto é canto do mundo! Dão em árvores. Eles proliferam. Multiplicam-se. E eu adoro! Quando eu encontro um brasileiro, é uma festa prá mim! De verdade… Nunca fui daquelas pessoas que saem do país e fogem das suas raízes. Ou negam suas origens. Ou não querem deixar a conversa em Português “atrapalhar” sua aprendizagem no Inglês. Eu CURTO encontrar um conterrâneo.

Depois de quase 3 anos (pasmem! Já estou quase lá…) morando aqui em Melbourne, essa semana, pela primeira vez, encontrei gente falando Português no trem! Sempre tento ouvir as “trocentas” línguas sendo faladas ao meu redor e fico brincando de tentar identificá-las, já que não entendo nada! E dessa vez, me peguei alegremente (que coisa feia!) ouvindo e entendendo a conversa alheia! Não resisti e soltei um sonoro: Nunca tinha ouvido gente falando Português dentro do trem antes! Nem preciso dizer que o papo fluiu, trocamos telefones e essas coisas…

Também tenho tido o prazer de conhecer pessoalmente algumas pessoas que fizeram um primeiro contato comigo pela Internet, através do Blog ou Redes Sociais. São poucas, mas fico feliz em poder ajudar uma pessoa virtualmente, e depois poder encontrá-la aqui no meu mundo real. E para comprovar que o mundo é mesmo pequeno, no último domingo, na Planetshakers, encontrei pela primeira vez um amigo virtual, para quem dei algumas dicas sobre a vida em Melbourne através do Blog. Até aí tudo bem, porque eu mesma indiquei a Igreja prá ele. Mas advinhem? Lá estava o Rafael (meu leitor assíduo!) com o Marcos, uma das pessoas que conheci no trem!!! Mundinho, mundinho. Hahahahahhah!

E há quem diga que na Austrália não tem muito brasileiro. Ainda estou tentando descobrir sobre qual Austrália essas pessoas estão falando. A minha tem muita gente da Terrinha… E isso me faz sorrir, me faz sentir um pouquinho mais “em casa”, enquanto a gente troca experiências e joga papo fora. Em bom e claro PORTUGUÊS, of course!

E eu aproveito prá compartilhar uma matéria do Jornal Hoje, sobre intercâmbio na Austrália e, de antemão, posso AFIRMAR: impossível viver aqui sem brasileiros ou a Língua Portuguesa ao seu redor! E quer saber? Com certeza, essa é uma das coisas que nos sustentam por aqui e diminuem aquela sensação de buraco que a gente sente na boca do estômago, por estar vivendo Tão Tão Distante!

*Apenas uma pequena correção: são 13 horas de diferença, não 12, como foi falado na reportagem.

8 comentários em “Que Mundo Pequeno!”

  1. Carol, me emocionei, de verdade…
    Estou te sentindo bem, e isso me tranquiliza muito…embora não possa dizer o mesmo da terrinha onde me encontro…literalmente contando os dias para cair fora daqui… enfim…hoje o papo aqui é vc….imagino o quanto se desdobre em atenções aos novos amigos, se vc se desmancha comigo pelo skype, se a gente chora, ri e tira sarro, imagino isso tudo ao vivo….parabéns por tornar sua vida um pouco mais leve…fico orgulhosa!!!!!!
    saudades minha amiga das madrugadas….
    beijos!!!!

    1. Que delícia seu comentário, amiga!

      Realmente, eu estou numa boa fase por aqui, apenas tentando acertar minha vida profissional… As opções são tantas, que fico confusa…
      O que pega é a saudade, mas isso a gente vai contornando aqui e acolá!
      Saudades dos nossos papos, viu?!

      Beijos!

  2. Oi Carolina,tudo bem?também faço parte do brazucas representando a grecia!!adorei seu post!posso bloGar sua história? Tenho duas amigas que também moram aí em Perth.bjo

    1. Olá Goreth!

      Que bom que gostou!
      Pode blogar sim, desde que faça um link para o meu Blog…
      Perth é um lugar lindo! Elas devem adorar…
      Mas a Grécia, fala sério?! TUDO DE BOM!

      Beijo.

  3. FATO VERÍDICO: mundo pequeno é estar num vagão de trem lotado em Sydney voltando pra casa cochilando e uma pessoa que trabalhou com vc no Brasil anos atrás e veio passar as férias aqui (sem vc saber), te chama dentro do trem! :O (aconteceu com uma amiga).
    Obs: na minha australia tbm tah cheio de brasileiro hehehe

  4. Carol,

    Eu sou uma delas, saber que conheci vc atraves de seu blog e daqui alguns dias estarei aí, me deixa mais tranquila saber que tem brazucas aí. Podem falar o que for, nós reclamamos desse nosso Brasil, mas ninguem vive sem essas nossas culturas, isso nos faz bem e ainda mais viver aí, na Australia, que é tão longe daqui…rs.

    Bjs

    1. Verdade…

      E o legal é conhecer pelo Blog, depois encontrar pessoalmente…

      Que a nossa amizade se torne uma linda história iniciada on line…

      Beijos!

Deixe uma resposta

