Aprendendo Com Alice

Aqueles que me conhecem e convivem comigo, sabem da minha grande luta para ser uma pessoa grata. Eu diria que sou, mais ou menos, por assim dizer, tipo assim, indo direto ao ponto, uma pessoa que sempre quer mais. Quero mais da vida, mais de mim, mais do mundo, mais de Deus, mais dos outros, mais, mais, mais, mais… Imediatamente após conquistar algo, mal tenho tempo de comemorar, porque estou ocupada estabelecendo uma nova meta ou conquista. Ou seja, querendo algo além…

Essa busca contínua se levanta petulante e presunçosa na luta entre o espiritual e o carnal, entre a satisfação e o desejo de sempre melhorar, obscurecendo a visão clara e límpida da grandeza da vida diante dos meus olhos. E eu preciso lutar. Lutar sempre. Buscar olhos que enxerguem realização em tudo, coração que encontre satisfação em cada detalhe da vida e mente que descanse diante de cada milagre diário. Todos os dias, eu preciso parar, deliberadamente, para agradecer à Deus tudo que a vida me proporciona.

Hoje me deparei com uma notícia no site da Globo, que me levou a parar tudo, respirar fundo e agradecer. Agradecer por tudo que vivi até aqui, por tudo que tenho vivido no presente e, de antemão, pelos dias que me restam. Sou grata pela minha vida, minha família, meus amigos, minha fé… Grata pelo privilégio de estar viva e totalmente convencida de que o AQUI e o AGORA são as duas únicas certezas de nossa frágil existência.

Leia a reportagem você mesmo e, do fundo do meu coração, eu faço agora uma breve oração silenciosa, clamando para que você seja contagiado pelo mesmo sentimento e aproveite para agradecer HOJE também, já que o AMANHÃ é um mistério.

“Uma adolescente britânica de 15 anos em estado terminal de câncer atraiu mais de 230 mil visitantes para o seu blog no qual relata sua busca em conseguir completar uma lista de 17 coisas que pretende fazer antes de morrer. Alice Pyne lançou seu blog na última segunda-feira, após seus médicos terem considerado que não há mais tratamentos possíveis para o linfoma descoberto há quatro anos.

‘Eu sei que o câncer está me vencendo e não parece que eu vou vencer esta’, diz ela em sua apresentação no blog. ‘É uma pena, porque há tanta coisa que eu ainda queria fazer’, escreveu ela.

Ela prometeu documentar ‘o tempo precioso com minha família e meus amigos, fazendo as coisas que eu quero fazer’. ‘Você só tem uma vida… viva a vida’, complementa.

Em uma mensagem postada após o sucesso do blog, ela escreveu: ‘Nossa, eu pensei que estava só fazendo um pequeno blog para alguns amigos! Muito obrigado por todas suas adoráveis mensagens para mim’.

Entre os desejos da menina está nadar com tubarões, encontrar a banda Take That, visitar uma fábrica de chocolates e inscrever sua cachorra, Mabel, em um concurso. Ela também incluiu em sua lista ‘fazer todo mundo se inscrever para se tornar doador de medula’. Na quarta-feira, com a repercussão de sua história, o próprio primeiro-ministro britânico, David Cameron, prometeu se tornar um doador após ouvir o relato do caso de Alice no Parlamento por um deputado opositor.

O sucesso também a ajudou a arrecadar mais de 10 mil libras (cerca de R$ 26 mil) em doações para uma organização beneficente de pesquisas sobre o câncer. No ano passado, Alice Pyne já tinha ganhado certa notoriedade na Grã-Bretanha ao lançar uma campanha com a associação Anthony Nolan, que ajuda pacientes que precisam passar por transplantes, para encontrar doadores de medula óssea que pudessem ajudá-la em seu tratamento.

Mais de mil pessoas se voluntariaram para doar a ela, mas em outubro os exames médicos mostraram que o câncer havia se espalhado e que já não havia opções de tratamento. Ela passou por várias sessões de radioterapia e quimioterapia, além de se submeter a um transplante com as suas próprias células-tronco, mas os tratamentos não tiveram o resultado esperado.

Em sua apresentação no blog, a adolescente diz que não espera conseguir completar toda sua lista de desejos. ‘Algumas coisas não vão acontecer, porque eu não posso nem mesmo viajar mais’, diz. Um dos itens de sua lista é ‘viajar para o Quênia’. Ela diz, porém, que pensou que seria divertido publicar a lista na internet e ir marcando o que ela for conseguindo fazer, ao mesmo tempo atualizando os leitores do blog sobre o processo.

Graças ao sucesso do blog, porém, ela vem recebendo milhares de ofertas de ajuda para conseguir cumprir seus desejos. Em um comentário postado na quinta-feira, ela conta que vai conhecer o Take That no fim de semana. ‘Estou tão excitada que nem posso esperar. Só espero que não fique doente ou algo estúpido’, diz. ‘Tenho vivido de pijamas no último ano, então minha mãe foi à cidade para comprar roupas para mim’, conta. ‘Parece que outras coisas que eu havia desejado estão sendo organizadas para mim, então obrigado a todos por isso. Eu me sinto uma garota de muita sorte’, afirmou.

Obrigada, Alice, por me ajudar a ver que a vida tem que ser vivida. Por me ajudar a ver que, mesmo em situações muito complicadas e difícies, ainda há razões para agradecer. Por me ajudar a ter um coração mais grato e sereno, e principalmente, por me lembrar de tirar minha própria lista de “coisas à fazer antes de morrer” do fundo da gaveta. Nosso tempo aqui é curto. O importante é viver o hoje. Como você. Aproveite cada segundo, cada momento. Estou orando por você! Que cada um dos seus dias seja um espetáculo imperdível.

Com todo meu amor,

Carolina

10 comentários em “Aprendendo Com Alice”

  1. Oi Carolina, uma certa vez, ouvi que Deus fala conosco através das pessoas…e cada dia que passa tenho mais essa certeza em minha vida.
    São reportagens, blogs, telefonemas, conselhos, histórias que levam ao mesmo lugar! As respostas que tenho buscado há algum tempo!! E hoje não foi diferente…descobri seu blog, li alguns posts e parecia que era eu quem estava escrevendo! Tamanha é a identificação que tive com vc e com o que vc pensa!!
    Estou para decidir se vou passar no mínimo 6 meses aí em Melbourne, mas parece que as coisas estão tão tão difíceis… é uma escolha muito complicada, que envolve uma casa, um namorado de 6 anos, uma cachorrinha de um ano, um emprego (esse é o de menos!), enfim…uma vida extremamente confortável, para viver de uma “aventura”. Uma aventura que confesso p/ vc, é o que me desafia! Adoro o mundo, quero passar a vida toda por ele! Hahahahahaha!!! Enfim, não vou fazer desse post um desabafo né? Mas queria dizer que vou acompanhar seu blog daqui p/ frente e espero que me ajude a tomar a decisão que preciso!! Uma amigona minha já está aí há quase um ano, e ela me disse: Venhaaaaaaa, que eu estou aqui!! hahahaah!!
    Bomm, um bjo p/ vc e parabéns pelo Blog=))

    1. Olá Taty!

      Sem dúvida, Deus fala de todo o jeito. Ele usa o que quiser. Do jeito que quiser. Só não deixa de falar…
      Decisões nunca são fáceis. Elas doem. Elas ferem. Elas torturam. Mas são elas que organizam nossas idéias, nossa vida, nossos projetos… Decidir nunca é fácil, nem simples… Mas depois que decidimos, Deus entra com todo o apoio e suporte necessários e as coisas começam a acontecer… Tudo começa à conspirar em nosso favor…
      Não desista de seus sonhos. NUNCA. A vida é curta demais…
      O que for seu de verdade, estará à sua espera quando voltar… O que não for, se tornará apenas boas lembranças!
      Peça direção à Deus em tudo e então, mãos à obra!
      Posso te garantir uma coisa: ninguém jamais se arrepende de tornar um sonho realidade!

      Vou me lembrar de você em minhas orações!

      Abraço carinhoso!

  2. Oi Carol

    Realmente é uma lição de vida principalmente para aquelas pessoas que vivem reclamando da vida e não fazem nada para ela melhorar. Viver a vida, com responsabilidade e procurando ser feliz! Beijos

    1. Olá Lourdes!

      É sim, uma grande lição!
      Deus falou muito comigo através da vida dela!
      Espero aprender a cada momento e dar à Ele as respostas de amadurecimento que Ele espera de mim…

      Abraço!

  3. Carol nem te conheço pessoalmente ainda, mas quem sabe a gente se encontre num trem qq de Melbourne? Quem sabe? Quero muito conhecer Melbourne e a região, quando eu e minha família formos, com certeza vou contactar você. Abs

    1. Pois venha, Lourdes!

      Garanto que vai amar!
      Com certeza, tomaremos um café juntas quando vier visitar essa cidade linda!
      E vou sugerir os melhores programas para vocês aproveitarem bem a estadia por aqui…

      Abraços!

Deixe uma resposta

