Verdade Seja Dita

No final do ano passado, precisei renovar alguns dos meus documentos brasileiros. Existe um Consulado Geral do Brasil em Sydney, mas eles são os responsáveis por atender brasileiros na região de NSW (New South Wales), QLD (Queensland), NT (Northern Territory). Nós, “victorianos”, temos que recorrer diretamente aos serviços prestados pela Embaixada do Brasil, na capital da Austrália, Canberra. Abre parênteses. Minha mãe me contou hoje que uma mulher deixou de ganhar uma grana no programa do Faustão, por não saber qual era a capital da Austrália. Você, que lê o meu Blog, não vai passar pelo mesmo problema! Repita comigo: a capital da Austrália é CANBERRA! A capital da Austrália é CANBERRA! A capital da Austrália é CANBERRA! Decorou? Você já está pronto para participar dos próximos programas do gênero na TV… Hahaha! Fecha parênteses.

A Embaixada conta com um serviço intitulado “Consulado Itinerante”, que viaja por algumas cidades australianas prestando serviços à comunidade brasileira, em média duas vezes por ano. O brasileiro deve inscrever-se, agendando um horário, para ter atendimento quando a equipe chegar em sua cidade. Quando eu precisei usar o serviço pela primeira vez, o Itinerante foi cancelado, por corte de verbas. Serviço público brasileiro é sempre serviço público brasileiro, ainda que no exterior! Como eu não podia esperar mais, já que um dos meus documentos vencidos era simplesmente meu PASSAPORTE, tive que agendar uma hora direto lá na própria sede da Embaixada. Consegui um horário numa segunda-feira, logo de manhã, o que foi um excelente motivo para passarmos um fim de semana na cidade, já que seria impossível chegar no horário, se eu não fosse de avião.

Amei a cidade! Turismo da melhor qualidade! Se você tiver a chance de conhecer o lugar, não perca! Voltei de lá encantada. Mas, como toda boa cidadã brasileira, eu estava esperando perder um dia inteiro com a burocracia do serviço público nacional. Sinceramente, eu tinha péssimas expectativas, já que, além de ser prestação de serviço público, ainda havia um tal corte de verbas envolvido! Enfim, vivi no Brasil por toda a minha vida, e a gente sabe como as coisas funcionam por lá… Eu estava esperando um atendimento de nível brasileiro, se é que você me entende… Mas olha gente, adoro ser surpreendida, principalmente quando sou POSITIVAMENTE surpreendida! Chegamos pontualmente e fomos prontamente atendidos!  Como se não bastasse, fomos muito bem atendidos, com cordialidade, simpatia e excelência em todos os processos. Levamos pouco mais de 45 minutos para resolver tudo, numa sala super confortável e com pessoas muito prestativas!

Certamente, nós brasileiros gostamos um pouquinho de reclamar daquilo que achamos que não está de acordo. Muitas vezes, reclamamos até sem motivo, simplesmente pelo “bom e velho hábito” de reclamar. Mas, quantos de nós elogiamos e agradecemos, quando somos bem servidos? Não tive dúvidas: agradeci muito. Cheguei em casa e logo no dia seguinte, enviei um email de agradecimento a toda a equipe que me serviu tão bem na Embaixada. Recebi prontamente uma resposta, pedindo-me para enviar os comentários e elogios a Ouvidoria Consular Brasileira, o que fiz sem demora. O que é bom precisa ser reconhecido. Um bom trabalho merece ser elogiado. Gentileza gera gentileza. E fiquei muito orgulhosa e segura, sabendo que posso contar com um serviço público de qualidade, estando tão longe do meu país. Obrigada, Embaixada do Brasil na Austrália! Eu reclamo quando me sinto lesada em algum direito meu, mas reconheço quando o trabalho é bem feito! Foi uma experiência muito positiva…

Eu toda feliz na Embaixada...
... e aproveitando para fazer turismo - Parliament House, Canberra - ACT

 

8 comentários em “Verdade Seja Dita”

  1. Que legal, Carol…amei seu post!!!!
    Que surpresa ótima, saber que esse serviço funcionou tão bem!!!!
    Muito bom!!!!
    beijos!!!
    Obs. lindas estão as fotos.

  2. Oi, Carolina! Tambem moro em Melbourne e tambem precisei ir a Camberra pra resolver umas coisas. Meu tratamento la’ foi o mesmo do seu, por isso gostaria de enviar um email de elogios. A sua ideia foi muito boa! Voce poderia me passar o endereco da Ouvidoria Consular Brasileira?
    Brigadao!
    Fique bem!

    1. Oi Gisele!

      Bom ouvir que mais gente foi bem tratada por lá… Fico torcendo pra ser sempre assim, principalmente para aqueles que vivem aqui e não pretendem voltar! Afinal, será preciso usar o serviço pra sempre.

      O endereço da Ouvidoria é:

      satint@mre.gov.br

      Por nada! Se cuida!

      Abraço.

  3. Oi Carolina,

    Mandei o email para o endereco que voce postou acima, mas ele voltou. Deve ter alguma letrinha fora do lugar. Sera’ que voce poderia verificar para mim novamente?

    Obrigada,
    Gisele

    1. Puxa Gisele, voltou?

      Vá até o topo da página, onde poderá encontrar um link direto para o meu email. Clica lá que vou receber, na certa!

      Abraço.

  4. Oi Carolina, eu tireri o passaporte em Dez de 2010 pelos correios e nao demorou mais de uma semana. Eles nao fazem mais renovacao por correios?

    1. Olá Renan!

      Tudo bem? Espero que sim!
      A Embaixada do Brasil em Canberra ainda faz renovação de passaporte pelos correios, sim! Meu Título de Eleitor foi cancelado lá no Brasil e, nesse caso, tive que ir até a Embaixada para pedir um novo registro de Título, para só então poder requerer uma renovação de passaporte. Sem o Título, ficaria impossível renovar… A única diferença entre fazer lá diretamente e fazer pelos correios é que pessoalmente, o novo passaporte é válido por 5 anos e, pelos correios, a validade é de apenas 3. Ah, e você sai com o novo na hora, claro!

      Abraço.

Deixe uma resposta

