Job Club: Uma Excelente Oportunidade Para a Busca de Emprego em Melbourne

Uma das coisas mais complicadas para quem chega na Austrália, com certeza, é aquele ajuste que a gente precisa fazer ao começar a procurar emprego. Desde o currículo, carta de apresentação, forma de abordagem, até entrevistas, enfim, tudo é diferente . Esse ano, tive o privilégio de participar de um grupo chamado “JOB CLUB”, cujo objetivo é ajudar os imigrantes a entenderem melhor como funciona essa dinâmica da procura de emprego, tornando essa “missão” mais eficaz. O conteúdo do curso é bem amplo, começando com uma visão geral do funcionamento do sistema de emprego na Austrália, leis gerais, direitos e deveres mais comuns. Também aprendemos a fazer o currículo de acordo com as formas mais utilizadas por aqui, o que colocar na nossa carta de apresentação, como buscar as melhores vagas e como construir um “networking” eficaz.

Além da Professora, temos australianos voluntários que nos auxiliam de perto, em cada uma das nossas atividades. Fazemos simulações de entrevistas cara-a-cara, simulações de entrevistas por telefone, pequenos grupos para a confecção do currículo, listas de lugares onde procurar o emprego ideal e trocamos até mesmo nossas experiências pessoais, para esclarecimento de todos. Acima de tudo, os contatos que trocamos no próprio grupo é bastante enriquecedor, já que todos estão em busca do mesmo objetivo: encontrar o emprego ideal.

O mais interessante de tudo, é que o curso é grátis, por 6 semanas, fornecido pelo “Multicultural Hub”(Espaço Multicultural). É uma organização sem fins lucrativos, subsidiada pela “Prefeitura” de Melbourne, em parceria com o AMES (Adult Multicultural Education Services), que se destina a atender às comunidades diversas, como um lugar de encontro, interação, colaboração e criação de  oportunidades para a divisão do conhecimento. Melbourne e o AMES compartilham a visão de que o Centro Multicultural seja um espaço ativo, vibrante, inclusivo e diverso. Se você já está por aqui e tem um tempinho disponível, eu sugiro que entre em contato com o MULTICULTURAL HUB e se inscreva para a próxima turma. Caso você esteja ainda planejando sua vinda para a Austrália, seguem alguns endereços que podem auxiliar e MUITO na sua procura de direcionamentos, que podem clarificar seu objetivo de vir para a Austrália em busca de trabalho:

 * Fair Work Australia (regras de trabalho):  http://www.fwa.gov.au

 * Sites de procura de emprego, informações de mercado na Austrália e faixas de salários:

http://www.jobsearch.gov.au

http://www.jobwise.gov.au

http://www.careerone.com.au

http://www.mycareer.com.au

http://www.careers.vic.gov.au

http://www.seek.com.au

 * Trabalhos temporários ou casuais: http://www.daywork.com.au

* Marinha, Exército ou Aeronáutica: http://www.defencejobs.gov.au

* Freelancers: http://www.nowhiring.com.au

 * Trainees:

http://www.jet.org.au

http://www.skills.vic.gov.au/apprentices

9 comentários em “Job Club: Uma Excelente Oportunidade Para a Busca de Emprego em Melbourne”

  1. bom dia o meu nome é António amanha se Deus quiser faço 44 anos tenho o 9 ano tenho o CAM CQM e tenho passaporte até Setembro de 2012 eu neste momento estou pelo fundo desemprego 7 meses o que eu mais adoro é conduzir camiões com reboque mas neste momento eu não consigo arranjar trabalho percebo inglês mas falar muito pouco e eu gostaria se me poder ajudar o que eu devo fazer para conseguir trabalhar será que ainda é possível por favor ajude-me obrigado António 939308628

    1. Olá Antonio!

      Parabéns pelo seu aniversário amanhã! Muita saúde e paz pra você!
      Acabei de responder o seu email! Dê uma olhadinha em sua caixa de mensagens, ok?

      Abraço.

      1. boa tarde muito obrigado espero amanha acordar vivo para eu festejar o meu aniversário obrigado muita saúde

    1. Obrigada você, Halanne!

      Compartilho com carinho, porque sei a dificuldade que a gente passa quando muda pra outro país; fico feliz em poder ajudar e compartilhar…

      Abração.

  2. Ola Carolina, tudo bem? Meu nome e Gilvanete, sou maranhense e moro em Melbourne ha exatamente 3 anos. Quero apenas parabeniza-la pelas informacoes valiosas que voce posta no seu blog. Adorei saber sobre o “Multicultural Hub” e as atividades que eles oferecem. Tudo de maravilhoso na sua e que voce continue inspirada para nos ajudar com essas informacoes mais que importantes.

    Fica com Deus.

    Um abraco,

    Gilvanete

    1. Oie Gilvanete, tudo bem?

      Obrigada por escrever apenas para me parabenizar! É muito gostoso ler um comentário assim!
      O HUB é um lugar incrível; aparece lá pra conhecer quando puder. Tem até aulas de capoeira, acredita?

      Fica com Deus também.

      Grande abraço.

  3. Olá.
    Tudo bem?
    Você ainda está na Austrália?
    Gostaria de saber algumas informações, em março chego e gostaria de saber um pouco sobre sua experiência.
    Obrigada!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s